Como anda o seu Marketing Pessoal?

Alguma vez você sentiu a necessidade de promover-se melhor, ter uma imagem mais bem apreciada pelo seu chefe, colegas de trabalho ou organização?

Provavelmente, você conhece pessoas no trabalho cuja atitude mais distancia que aproxima de uma promoção. Por não saber vender sua imagem, não são lembradas.

Muitas pessoas agem assim por falta de informação e acabam prejudicando sua carreira profissional. Sentem que promoção só acontece para o outro…

Como vender melhor sua imagem sem passar por cima do outro ou ser um puxa-saco do chefe?

Na minha vida profissional tive a oportunidade de trabalhar com excelentes profissionais, mas sempre havia um ou outro que se destacava e despertava o interesse das pessoas. É aquele tipo de profissional que todo mundo gosta de tê-lo no time. Ao mesmo tempo vi profissionais que mesmo cumprindo o seu papel, não caíam nas graças do chefe, e obviamente não eram cogitados para uma promoção, quanto mais para fazer parte do Plano de Sucessão da empresa.

Foi pensando nisso que escrevi este artigo com algumas dicas que podem lhe apoiar a fazer uma autoanálise e tomar consciência se há algo a melhorar. Só um detalhe: nós, serem humanos, sempre temos pontos a melhorar.

Mas, antes de mais nada, a definição que eu encontrei para Marketing Pessoal (Personal Brand) é a estratégia utilizada para vender / promover sua imagem. É a forma como você se projeta para o mundo, através das suas atitudes, postura e comportamento.

Lembre-se que é como você se expressa que faz com que o outro te perceba. É destacar positivamente suas habilidades, entregando valor às pessoas e criando uma excelente impressão a seu respeito.

10 dicas para você ter mais sucesso profissional trabalhando o seu Marketing Pessoal:

  1. Liderança: é a capacidade de servir e influenciar os outros.  É aquela pessoa que é um formador de opiniões e de seguidores, que apoia o outro e trabalha em prol do grupo. Esta postura é rapidamente percebida pelas empresas.
  2. Confiança: é aquela pessoa que está sempre bem informada e o chefe sabe que pode confiar nela. É decidida, irradia energia, confia em si mesma e se faz confiável perante o outro. Cumpri com sua palavra. Para ela “missão dada é missão cumprida”. É lembrada pela atitude e não por promessas. Guarda o que é confidencial. Para a empresa é tida como: “A pessoa que nós confiamos!”.
  3. Visão: é alguém que entende o que está fazendo e porque está fazendo. Sugere mudanças para melhorar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas. Tem a capacidade de enxergar além do problema. Sabe que os resultados vêm a curto, médio e longo prazo. Ela avalia se o que faz hoje pode impactar negativamente sua imagem daqui a 5, 10 ou 20 anos…
  4. Espírito de Equipe: “Juntos vamos mais longe” – Oferece ajuda aos colegas mesmo não sendo solicitado. Procura explorar e valorizar o melhor de cada um, os talentos que possuem. Trabalha mais no que ele é bom e se especializa naquilo que tem vocação. Celebra as vitórias e comemora os resultados da equipe.
  5. Maturidade: saber resolver conflitos, sem gerar mais conflitos. Capacidade de assumir responsabilidade sobre os resultados e ter o controle da sua vida e do seu futuro. Lembre-se: “Sucesso ou fracasso não é o que acontece com você, mas é a maneira de como você reage ao que acontece com você”.
  6. Integridade: é fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e nem passar como um trator em cima de alguém. Saber diferenciar ambição da ganância. Ambição é pensar grande, querer chegar em algum lugar de maneira lícita, legal, sem prejudicar as pessoas. Ganância é pensar grande, querer chegar em algum lugar de maneira ilícita, ilegal, prejudicando as pessoas.
  7. Visibilidade: “Quem não é visto, não é lembrado” – Voluntariar-se para realizar uma nova tarefa. Quanto mais você se fizer visto, estar disponível e acessível, oferecer-se para colaborar, se fizer presente e conhecido, mais será  lembrado.
  8. Empatia: saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer os méritos dos outros. É a capacidade de se colocar no lugar do outro: colegas de trabalho, chefe, clientes.
  9. Otimismo: em momentos de pressão, o ser humano tende a olhar as coisas com mais dificuldade do que elas realmente são. Ser otimista é olhar de fora do problema, com uma visão de helicóptero, crer e buscar a melhor solução. “Ser otimista é uma escolha”. Segundo o filósofo Willian James, precursor da Psicologia Funcional e do Pragmatismo, os sentimentos são provenientes das decisões. Caminhe com pessoas cuja energia é positiva, que irão lhe apoiar e enriquecer a sua jornada.
  10. Paciência: é uma virtude que norteia a nossa vida. Se não a tivermos, isso poderá prejudicar nossa carreira profissional. Seja tardio em externar a sua ira e faça alguma atividade física para extravasá-la. E, seja visionário. Construa o seu Marketing Pessoal pensando a longo prazo. “A escada do sucesso é construída degrau por degrau”.

 

Viu só, é mais simples do que parece. Se eu consegui tenho certeza que você conseguirá também. Em resumo:

  • Tenha bom senso;
  • Respeite o próximo;
  • Dê bons resultados de curto prazo, dia após dia.

 

Quem tem um bom Marketing Pessoal sempre recebe atenção da chefia e apoio dos colegas. O sucesso ou o fracasso está em suas mãos e será resultado das suas escolhas.

Se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com os seus amigos.

Te convido a fazer parte da minha Lista Vip, para receber conteúdos e dicas sobre carreira & desenvolvimento pessoal.

http://www.alessandranogueira.com.br/lista-vip.html

Um grande abraço,

Alessandra Nogueira

Coach de Carreira & Vida e Consultora de RH

6 comments
  1. Perfeito Ale!
    Impossível explicar melhor… parabéns!

    1. Muito obrigada Marcos! Um abraço,

  2. Muito bom artigo. Parabéns!
    Pena que muita empresas e pessoas consideram alguns desses conceitos como fragilidade profissional.

    1. Muito obrigada Rogério!
      Um abraço,

  3. […] Leia também o artigo “Como andar o seu Marketing Pessoal”: https://alessandranogueira.com.br/blog/2018/01/27/como-anda-o-seu-marketing-pessoal/ […]

    1. Olá José, boa noite!
      Muito obrigada pelos seus comentários. É sempre bom receber feedbacks.
      Um abraço,
      Alessandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *