10 Dicas para você ser mais produtivo

Nos dias de hoje, tem-se falado muito em crise de ansiedade, stress, dificuldade de entrar num estado de relaxamento, falta de foco ou falta de qualidade de vida. Tudo isso sem contar na depressão. Muitas vezes estamos olhando pelo retrovisor, o que já passou, ou ansiosos por aquilo que há por vir e esquecemos de viver o presente.

O perfil de atuação exigido pelo mercado de trabalho tem mudado. As soft skills (habilidades comportamentais, tais como: comunicação, pensamento crítico, atitude positiva, trabalho em equipe, etc.), ser um profissional hands on, saber trabalhar sob pressão, ser especialista em algo como um diferencial e ao mesmo tempo, multitask (multitarefa), vem exigindo de nós administrar melhor o tempo para sermos mais produtivos.

Mas, ser produtivo não significa estar ocupado! Pagar contas, responder e-mails, postar nas redes sociais… É importante se perguntar várias vezes ao dia: eu estou sendo produtivo ou apenas me ocupando?

Questione-se: Esta atividade me distância ou me aproxima do meu objetivo? Esta é uma boa dica para você voltar ao seu foco principal.

Muitas vezes eu pergunto aos meus coachees: Como seria se você tivesse 20% a mais de tempo no seu dia? E muitos respondem que iriam descansar, desfrutar mais a vida com a família, amigos, assistir uma boa série ou estar consigo mesmo.

Pesquisas indicam que uma pessoa sente que hoje o tempo passa sete vezes mais rápido que há cem anos, devido a velocidade com que tudo funciona”.

O que você pode fazer para ser mais produtivo e ter um pouco mais o controle do tempo na sua vida?

Veja o que você pode fazer para que o relógio trabalhe a seu favor, com menos esforço:

1.     Comece com uma boa organização;

2.     Diferencie o que é trabalho produtivo de improdutivo elimine o que é  improdutivo;

3.     Liste as atividades e defina o que é urgente e importante.

Segundo Dwing Eisenhower, que desenvolveu a Matriz da Produtividade: “O que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante”. E, para aquelas atividades que não são urgente nem importantes, delete ou delegue.

Lembre-se: estar ocupado não significa que você está sendo produtivo.

Veja as 10 dicas para você ser mais produtivo:

  1. Não deixe que os outros invadam a sua agenda;
  2. Defina seus objetivos de curto, médio e longo prazos.
  3. Organize o seu dia na noite anterior.
  4. Reserve tempo na sua agenda diariamente, para os projetos importantes e essenciais, de preferência, pela manhã.
  5. Divida a sua atividade em blocos de 25 minutos (para a ação) e 5 minutos (para o descanso). Defina o tempo para cada atividade e acompanhe-o. Só passe para próxima atividade, quando terminar a que está fazendo.
  6. Defina horários no seu dia para responder e-mails, whatsApp, exemplo: início do dia, após o almoço e minutos antes de finalizar o expediente. Veja o que melhor funciona para você.
  7. Não perca o foco. Mais importante que a velocidade é a direção. Se as notificações de mensagens de celular e e-mail tiram a sua atenção, desative-as.
  8. Sistematize e faça atividades rotineiras, em bloco, exemplo: atividades de rua, atividades de escritório. Ou, escrever artigos, postar vídeo, preparar aulas. Defina um período do dia, na semana, para estas atividades.
  9. Reserve um tempo na sua agenda para os imprevistos e aprenda a dizer “não”.
  10. Ao final do dia, reconheça a sua evolução e se prepare para o dia seguinte.

Espero que este artigo tenha sido produtivo para você aplicar na sua rotina profissional!

 

Deixe aqui os seus comentários!

Um forte abraço,

Alessandra Nogueira

Consultora de RH, Coach de Carreira e Vocacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *