Como obter melhores resultados usando o Linkedin

Linkedin é uma rede social de networking profissional, para se conectar com outros profissionais da sua área, trocar informações, fazer parcerias e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Muitas empresas utilizam o Linkedin para buscar profissionais. Se você ainda não tem a sua conta, faça-a o quanto antes.

Algumas dicas para você ter um perfil de sucesso no Linkedin:
  1. Foto do Linkedin: A imagem é a primeira forma de comunicação. Reflita: Qual é a imagem eu quero transmitir, tratando de um perfil profissional?

Sua foto deve transmitir seriedade, credibilidade e simpatia. A foto deve ser de casual para formal, mas não é necessário vestir terno e gravata se este não for o seu estilo no dia-a-dia. Evite fotos com outras pessoas ao lado, afinal este é o seu perfil no Linkedin. Não se trata de uma foto 3×4, ou de uma foto de algum evento, recortada, ou do churrasco do final de semana. Primeiro você precisa gostar da foto e segundo, ela precisa transmitir você no papel profissional.

Pesquisas mostram que um perfil no Linkedin com foto aumenta em até 11% as chances de ser visto.

  1. Complete o seu perfil no Linkedin. É importante preencher todos os campos no Linkedin. Ele é o seu cartão de visitas. O preenchimento completo faz com que a “força do seu perfil” ganhe uma melhor classificação. Mais um dado de pesquisa é que um perfil completo tem 7% a mais de chance de ser visto pelas pessoas.
  2. Em “Resumo”, procure dizer um pouco sobre você, dentro do contexto profissional, falar sobre os resultados que você gerou, suas habilidades e competências e sua visão de futuro. Faça o resumo de forma direta, objetiva,  que desperte interesse no outro.

As palavras precisam ser colocadas dentro de um “contexto” para mostrar um diferencial, dar informações sobre você e agregar. Segundo pesquisa realizada pelo Linkedin UK (Reino Unido) com 20 milhões de pessoas, há palavras grávidas (que dão a luz a vários significados), genéricas (generalizam tudo ou deixam seu texto vago demais) que soam como um jargão e, se colocadas soltas, fora de um contexto, devem ser evitadas. Exemplo: motivada, criativa, entusiasmada, bons resultados, apaixonada, bem sucedida, sabe o que quer, liderança, estratégica, vasta experiência. Todas estas palavras devem estar dentro de um contexto, de uma experiência. Não as deixe soltas.

  1. Em “Experiência Profissional”, mencione todas as empresas que você trabalhou, seguindo a ordem cronológica.
  2. Preencha as Instituições de Ensino que você estudou, suas especializações, Idiomas, etc.
  3. Utilize o Linkedin para postar matérias que agregam valor. Algum artigo científico que você tenha desenvolvido e queira compartilhar. Participe de grupos de discussão.
  4. Siga empresas que você admira. Muitas empresas enviam vagas e você pode se aplicar diretamente pelo Linkedin (easy apply).
  5. Ao adicionar contatos, crie uma mensagem personalizada.
  6. Observe como está o URL do seu Linkedin. Você pode personalizar com o seu nome e palavras-chave (ao invés de números), que ajuda no ranqueamento da sua página na busca do Google.
  7. Dispare o gatilho da reciprocidade, recomendando profissionais que de fato você reconhece em termos de competências, e pedindo recomendações de ex-chefes e colegas de trabalho na sua página.

 

Estas são algumas dicas que você pode experimentar para turbinar o seu perfil no seu Linkedin!

Alessandra Nogueira

Coach de Carreira & Vida

 

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo conteúdos sobre carreira, faça parte da minha Lista Vip, clique aqui: http://alessandranogueira.com.br/lista-vip.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *