Linkedin é uma rede social de networking profissional, para se conectar com outros profissionais da sua área, trocar informações, fazer parcerias e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.
Muitas empresas utilizam o Linkedin para buscar profissionais. Se você ainda não tem a sua conta, faça-a o quanto antes.
Algumas dicas para você ter um perfil de sucesso no Linkedin:
- Foto do Linkedin: A imagem é a primeira forma de comunicação. Reflita: Qual é a imagem eu quero transmitir, tratando de um perfil profissional?
Sua foto deve transmitir seriedade, credibilidade e simpatia. A foto deve ser de casual para formal, mas não é necessário vestir terno e gravata se este não for o seu estilo no dia-a-dia. Evite fotos com outras pessoas ao lado, afinal este é o seu perfil no Linkedin. Não se trata de uma foto 3×4, ou de uma foto de algum evento, recortada, ou do churrasco do final de semana. Primeiro você precisa gostar da foto e segundo, ela precisa transmitir você no papel profissional.
Pesquisas mostram que um perfil no Linkedin com foto aumenta em até 11% as chances de ser visto.
- Complete o seu perfil no Linkedin. É importante preencher todos os campos no Linkedin. Ele é o seu cartão de visitas. O preenchimento completo faz com que a “força do seu perfil” ganhe uma melhor classificação. Mais um dado de pesquisa é que um perfil completo tem 7% a mais de chance de ser visto pelas pessoas.
- Em “Resumo”, procure dizer um pouco sobre você, dentro do contexto profissional, falar sobre os resultados que você gerou, suas habilidades e competências e sua visão de futuro. Faça o resumo de forma direta, objetiva, que desperte interesse no outro.
As palavras precisam ser colocadas dentro de um “contexto” para mostrar um diferencial, dar informações sobre você e agregar. Segundo pesquisa realizada pelo Linkedin UK (Reino Unido) com 20 milhões de pessoas, há palavras grávidas (que dão a luz a vários significados), genéricas (generalizam tudo ou deixam seu texto vago demais) que soam como um jargão e, se colocadas soltas, fora de um contexto, devem ser evitadas. Exemplo: motivada, criativa, entusiasmada, bons resultados, apaixonada, bem sucedida, sabe o que quer, liderança, estratégica, vasta experiência. Todas estas palavras devem estar dentro de um contexto, de uma experiência. Não as deixe soltas.
- Em “Experiência Profissional”, mencione todas as empresas que você trabalhou, seguindo a ordem cronológica.
- Preencha as Instituições de Ensino que você estudou, suas especializações, Idiomas, etc.
- Utilize o Linkedin para postar matérias que agregam valor. Algum artigo científico que você tenha desenvolvido e queira compartilhar. Participe de grupos de discussão.
- Siga empresas que você admira. Muitas empresas enviam vagas e você pode se aplicar diretamente pelo Linkedin (easy apply).
- Ao adicionar contatos, crie uma mensagem personalizada.
- Observe como está o URL do seu Linkedin. Você pode personalizar com o seu nome e palavras-chave (ao invés de números), que ajuda no ranqueamento da sua página na busca do Google.
- Dispare o gatilho da reciprocidade, recomendando profissionais que de fato você reconhece em termos de competências, e pedindo recomendações de ex-chefes e colegas de trabalho na sua página.
Estas são algumas dicas que você pode experimentar para turbinar o seu perfil no seu Linkedin!
Alessandra Nogueira
Coach de Carreira & Vida
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