A força da mulher!

Hoje é o 108º ano que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Esta homenagem iniciou em 1911, para lembrar a luta de centenas de operárias que morreram queimadas por policiais em uma fábrica têxtil de Nova York (EUA), em 1857, simplesmente por reivindicar a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade.

Nos dias atuais, mais de cinco milhões de brasileiras são empreendedoras. As mulheres estão à frente de 43% dos negócios do país, 98,5% atuando como MEI ou sócias de micro e pequenas empresas.

E o que dizer da frase de Alphonse de Lamartine (1790 – 1869): “Há sempre uma mulher atrás de grandes feitos.”

Parafraseando Lamartine, temos sim muitas mulheres participativas, contributivas e engajadas em grande feitos. 

Indiscutível é a capacidade da mulher de se reinventar, construir e desconstruir, aprender a empreender e brilhar. A mulher conquista diariamente seu espaço na sociedade: vendem pela Internet, inovam com seus brownies artesanais, bolos caseiros, canais gastronômicos, dão dicas de empreendedorismo, mercado financeiro, saúde. São empresárias, blogueiras, fashionistas, cientistas, atrizes, economistas, personal trainers, juízas, advogadas, médicas, professoras, mães…

Porém, o mundo corporativo ainda é um ambiente bastante hostil para as mulheres, onde a desigualdade de gênero nos negócios é gigantesca.

Dados do IBGE mostram que a mulher recebe 80% menos que o homem…

Esta é, sem dúvida, uma batalha a ser vencida! 

Referencioentre tantas mulheres que nos inspiram”, algumas em destaque:

  • Luiza Helena Trajano – Presidente do Conselho Magazine Luiza, que é a grande responsável pelo crescimento de uma das maiores redes de varejo no país;
  • Chieko Aoki empresária nipo-brasileira, fundadora e presidente da Blue Tree Hotels, uma das mulheres de negócios mais poderosas do Brasil.

Parabéns a todas nós mulheres que com foco, determinação, espiritualidade alinhada ao seu propósito de vida e ousadia, conquistam espaços, superam desafios e transformam o mundo com sensibilidade, generosidade, respeito e sabedoria.

Alessandra Nogueira

Consultora de RH, Coach de Carreira e Vocacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *